CURSO DO GELO 2008

por Fabio Alberti Cascino “Corneto”

O Curso de Escalada em Gelo do Clube Alpíno Paulista de 2008 aconteceu numa das mecas do alpinismo mundial. Entre os dias 03 a 15 de janeiro passado, estivemos na região de El Chaltén, Argentina, onde se localizam o Cerro Fitz Roy e o Cerro Torre e todo o entorno de cumes e agulhas que pontificam o Hielo Continental Sur. É sem dúvida uma das mais espetaculares regiões do mundo. Com seu clima exigente e histórias fascinantes de ousadias e conquistas, é lá que em parte do ano se concentram os maiores nomes do montanhismo internacional. E é para lá que hoje converge uma verdadeira multidão de caminhadores e admiradores das paisagens desérticas e montanhosas da Patagônia.

Nos glaciares que descem diretamente do Gelo Continental, treinamos técnicas de ascensão, segurança e deslocamento em glaciares, paredes e seracs, aprendemos como atravessar gretas, enfrentamos tempestades de vento e neve, vimos como podem ser feitos resgates de quedas e como “ancorar” cordadas.Os sete alunos e os três instrutores passaram por “poucas e boas”. Muuuita chuva, muuuuito vento, muuuita neve… Felizmente encontramos o Refúgio Chileno (em frente ao Cerro Gorra Blanca) que nos “salvou” de muito mais vento, vento, vento e neve. Foi também no Refúgio que pudemos curtir umas várias horas de conversa fiada e reflexões sem fim, quando projetamos desde a salvação do planeta até a reconstrução da democracia no Brasil e no mundo – coisa de gente que pensa e não sabe o que fazer pro tempo passar.

Esse não foi mesmo um curso como os outros. Foi pesado, ventoso e arriscado. A região exigiu de nós o que exige de quem enfrenta condições de elevada dificuldade e quer realizar coisas grandes. Por isso foi um curso que, mesmo sem conseguirmos escalar todos o Cerro Gorra Blanca, cumpriu sua proposta de apresentar o mundo do alpinismo em gelo para que ainda não o conhecia e dar os passos iniciais nessa que é uma das mais ricas e complexas atividades montanhisticas.


29 de fevereiro de 2008

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Itatiaia – 07, 08 e 09/07/2007

Por Fabio Yoshikazu Kanashiro (trechos de Marcos Preto) 9 de julho de 2007, segunda feira. 75 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Ótimo motivo para pegar o carro e ir para Itatiaia, o lugar