top of page

Guia de Escaladas da Pedreira do Marmeleiro - São Roque, SP


No dia 12 de julho de 2023 ocorreu no Clube Alpino Paulista um "bate papo" sobre a história e importância para o montanhismo paulista da Pedreira do Marmaleiro em São Roque. O evento marcou simbólicamente o lançamento da 3a Edição do Guia de Escaladas da Pedreira do Marmeleiro - São Roque, SP.


Fábio Machado e José Roberto Galvão Certo (Zero) relataram, a partir da pesquisa histórica de suas vivências, a "descoberta" da pedreira como espaço de treinamento nas técnicas verticais em espeleologia, no final da década de 1970, até os dias atuais como campo escola, treinamento e lazer na Escalada em Rocha. Veja na íntegra esta conversa!


Utilizando das palavras do Fábio Machado, como autor do Guia:

Esta é mais uma etapa de um trabalho de registros que iniciou há muito tempo atrás, ainda em meados dos 90', com os primeiros rabiscos de croquis. Após um trabalho de pesquisa, que também se iniciou ha tempos, resgatamos a história do montanhismo no local, bem como melhoramos no que se refere a dicas essenciais sobre a prática da escalada, cuidados, principalmente quando se trata da prática em pedreiras, assim como a importância do uso e familiarização com os equipamentos envolvidos, o respeito ético, bem como a evolução do esporte e muito mais.
Como costumo dizer, ninguém faz nada sozinho. Desta forma, gostaria de agradecer a TODOS os CONQUISTADORES que fazem parte dessa história, pois dedicaram tempo, grana, paciência, exposição a riscos etc, para somar ao que temos hoje, um "pico" magnífico de escalada com uma longa história de aproximadamente 46 anos de montanhismo, sendo um dos berços dessa prática no estado de São Paulo.

Faça Download do Guia e sinta-se à vontade em divulgar, pois trata-se de um material informativo sem fins lucrativos e de uso para todos.



GuiaPedreiraM_SR_FMac 17_07_2023_1
.pdf
Fazer download de PDF • 47.89MB

O Clube Alpino Paulista agradace ao Fábio Machado pela sua dedicação na construção do Guia de Escaladas da Pedreira do Marmeleiro e, juntamente com "Zero", em trazer a história do local.


Acompanhe no Instagram: @escaladapedreirasaorock

262 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page