top of page

DEBATE REABERTURA DA SERRA FINA​ - 23/03/2022 - 20h00 - Sede do CAP & YouTube

A Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (FEMESP) e o Clube Alpino Paulista (CAP) convidam para um debate a respeito da reabertura das trilhas da Serra Fina, na próxima quarta-feira, dia 23 de março, a partir das 20h, em São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Estão confirmadas as presenças das diversas partes interessadas no tema, incluindo proprietários de terras e entidades de montanhismo, tanto presencialmente como de forma remota. O evento terá duração estimada de 90 minutos, e será aberto a todos os interessados, que poderão participar e fazer perguntas e colocações.


Um dos pioneiros da travessia da Serra Fina, o montanhista Peter Barry, sócio do Clube Alpino Paulista, fará a abertura da noite com uma breve exposição sobre o histórico do percurso. Na sequência, o mediador Milton Dines, arquiteto especialista em planejamento de áreas protegidas e uso público de UCs, passará a palavra aos componentes da mesa e coordenará a participação do público.


Além dos anfitriões, Rodrigo Takenaka, presidente da FEMESP e Fabio Cascino, presidente do CAP, foram convidados representantes da FEMEMG e FEMERJ. Já está confirmada no debate a presença do presidente e vice-presidente da Associação dos Proprietários da Serra Fina (APSF), José Antônio Cintra e José Sávio do Amaral, que farão exposições sobre o histórico dos últimos dois anos de atividades no local e as ações previstas para a reabertura da trilha.


O impacto negativo causado pelo excesso de visitantes, nem sempre conscientes sobre questões de limpeza e locais de acampamento, entre outros será o tema da participação do geógrafo e montanhista Pedro Hauck, editor do site Alta Montanha. Ele está em expedição e enviará sua participação por vídeo. O depoimento irá relembrar a preocupação que já existia pouco antes do incêndio que atingiu o local, com respeito a degradação da região. A Serra Fina chegava a receber mais de duas mil pessoas em fins de semana, de forma desordenada.


O debate irá contar ainda com a participação de Hugo de Castro, presidente da Rede Brasileira de Trilhas e coordenador da Transmantiqueira e de Pedro da Cunha e Menezes, fundador da Trilha Transcarioca e um dos idealizadores da Rede Brasileira de Trilhas. Devem ser confirmadas ao longo dos próximos dias a presença de mais representantes de entidades e federações ligadas à região.


O público poderá fazer perguntas por escrito que serão encaminhadas ao mediador do debate para distribuição entre os componentes da mesa.


Debate - Mesa Redonda Serra Fina Quarta, 23 de março, das 20h às 21h30.

Local: sede do CAP Rua Barão do Triunfo, 1213, Brooklin São Paulo/SP

Transmissão ao vivo pelo canal de Youtube do CAP


32 visualizações0 comentário
bottom of page